Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Orquestra


SALMO 133.1-3
Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (Sl 133.1.)
Faço parte de uma orquestra cujo maestro é Jesus,
Devo tocar afinado, pelo diapasão da cruz.
Uma grande orquestra da Igreja da Assembléia de Deus de São Paulo esteve, juntamente com o seu coral, visitando-nos em Belo Horizonte. Foi uma festa inesquecível. Eram dezenas de instrumentos musicais: violinos, rabecas, contrabaixos, harpa, címbalos, pratos e vários instrumentos de sopro.
Os músicos e cantores se postaram em seus lugares antecipadamente reservados e então o maestro disse à igreja: “Agora, faremos algo que é de suma importância antes de qualquer apresentação. Estaremos afinando os instrumentos e as vozes do coral para que haja harmonia perfeita.”
E assim, com o seu diapasão, o maestro foi passando, um a um, os grupos de  instrumentos dentro da mesma afinação. E, finalmente, fez o mesmo com o coral.
Foi uma apresentação lindíssima. E eu fiquei pensando como é tão importante estarmos afinados uns com os outros, dentro da altura e da sonoridade da nota do diapasão: a nota “lá”.
Aqui temos as nossas diferenças culturais, de padrão social, de intelectualidade, de gostos e divergências, até mesmo teológicas, no que tange a detalhes não-estruturais da fé cristã. Mas “lá” tudo estará na mais perfeita ordem. “Lá” veremos o nosso redentor amado. “Lá” estaremos aperfeiçoados, e a paz e o amor de Deus estarão inundando os nossos corações. E estes estarão ligados sem barreiras a um só Salvador.
Aqui, precisamos viver afinados sempre com o “lá” da glória celestial. Temos de reconhecer que não existe orquestra com apenas um instrumento; somos vários, com sons diferentes e próprios. A beleza de nossa música está em olhar a partitura (a Palavra) e acompanhar a batuta (o Espírito) do maestro.
Ao Maestro divino a glória para sempre.
PAI, ENSINA-ME A AMAR O MEU IRMÃO QUE É TÃO DIFERENTE, MAS QUE TEM NO CORAÇÃO O MESMO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM MIM. AJUDA-ME A ESTAR AFINADO COM O “LÁ” CELESTIAL, TOCANDO A MESMA MÚSICA QUE MEUS IRMÃOS, COMO UMA SÓ ORQUESTRA, ENTOANDO LOUVORES AO SENHOR. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Carvão e Diamante


APOCALIPSE 21.1-27
Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe… (Ap 21.19.)
Ah, como espero ver um dia
A nova Jerusalém,
A cidade mais linda que existe,
Que está na glória além.
Adornada com carinho,
Tudo feito com primor,
Lá, onde verei um dia
A face do meu Salvador.
Na lista dos discípulos de Jesus, o nome de Pedro sempre aparece em primeiro lugar. Com seu temperamento sanguíneo, ele falava sem pensar e se prontificava para qualquer coisa. Tentou defender o Mestre no jardim do Getsêmani, quando cortou a orelha do servo do sumo sacerdote. Esteve com Jesus nos milagres e eventos mais especiais e íntimos. Mas também foi o que o negou, não somente uma, mas três vezes. Praguejou, dizendo que nem sabia quem era Jesus. O Mestre olhou para ele, fazendo-o lembrar-se da palavra profética daquela noite, quando Jesus lhe disse que Pedro o negaria três vezes antes que o galo cantasse na madrugada. Pedro chorou amargamente. Arrependeu-se. Encontrou com o Senhor ressurreto e confessou-lhe o seu amor. Foi cheio do Espírito Santo no dia de Pentecostes, no cenáculo. Fez pregações ousadas. Os judeus o prenderam várias vezes. E finalmente foi martirizado.
E então nas revelações do Apocalipse, João fala da cidade do Cordeiro com doze fundamentos adornados de pedras preciosas e que trazem os nomes dos 12 apóstolos. Em certa tradução bíblica, o primeiro fundamento citado é o diamante, e corresponde a Pedro, sempre o primeiro na lista dos discípulos.
O diamante e o carvão mineral (grafite) têm a mesma composição química: são compostos apenas de carbono. A diferença entre ambos está na forma em que cada um foi formado. Para se formar um diamante, é preciso fortes pressões e altíssimas temperaturas.
Pedro poderia ser um carvãozinho, que suja as mãos e é frágil. Mas, no poder do Espírito Santo, Deus o tornou o mais duro e caro mineral da terra: o diamante. Sob grandes pressões, a vida de Pedro transformou-se em uma pedra preciosa mui bela. Foi um corajoso soldado do exército cristão de vencedores.
Você está disposto a ser um diamante nas mãos do Senhor? Está pronto a suportar altas temperaturas e pressões?
PAI, QUANTAS VEZES CHORAMOS POR CAUSA DAS PRESSÕES DA VIDA E DOS SOFRIMENTOS POR CAUSA DO EVANGELHO. CONTUDO, QUANDO PENSAMOS EM TUA OBRA GLORIOSA E NO CARÁTER QUE O SENHOR ESTÁ FORJANDO EM NÓS, NOS ALEGRAMOS NAS TRIBULAÇÕES. AJUDA-NOS NESSES MOMENTOS, Ó SENHOR. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

sábado, 27 de outubro de 2012

Esperança Eterna


“Então, Jesus lhes disse claramente: 
Lázaro morreu...”
Jo 11.14

A morte de alguém querido pode ter acontecido ontem ou há muito tempo. Mas as lembranças ficam vivas em nossa mente. As emoções nos traem, despertadas por pequenos detalhes que trazem à memória fatos cotidianos vividos junto ao querido que partiu. O tempo não apaga a dor. Só aprendemos a lidar melhor com ela e a reaprender a viver, mesmo com uma enorme dor na alma.

O cristianismo é a única, dentre todas as religiões, a oferecer esperança mesmo diante da morte. Criados para viver eternamente, fomos afetados pela queda que, contaminando toda a raça humana, afeta também a natureza. Separação de Deus e uns dos outros, a morte física e espiritual passa a fazer parte da nossa história, trazendo-nos dor e sofrimento. 

Mas, em Cristo, temos um novo começo. Ele não permaneceu na morte, mas Deus o ressuscitou. Ele está vivo, e nos garante vida nova e eterna, ao crermos em Jesus como Salvador. Esta é a bendita esperança: um dia nos veremos novamente, eternamente vivos, em corpos novos e perfeitos, sem dor ou lágrima, no céu com o Senhor.

ORE


Pai, como é bom saber que, no Senhor, a morte não é o fim. 
Verei de novo meus queridos que partiram no Senhor, e estaremos juntos com o Senhor eternamente. Em nome de Jesus, amém.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


"Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9

 A palavra do senhor é clara para todos seus filhos, ele falou seja forte e corajoso não temas pois o Senhor é contigo, muitas vezes deixamos o medo a ansiedade tomar conta de nossa vida, dificultamos o que é fácil e simples, devemos confiar mais no poder de Jesus e na sua palavra. 


Pai obrigada pela Sua palavra, por nós termos em quem confiar nesse mundo tão vazio, seja conosco para que possamos ser forte e corajosos em nossas adversidades da vida e corajosos em levar Sua palavra verdadeira doce e pura em nome de Jesus amém.

Sem Perspectiva

“Inclina os ouvidos ao meu clamor. Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte.”
Sl 88.2b,3

Como é bom saber que Deus não nos recrimina por estarmos deprimidos. Ele permite que derramemos nosso coração em sua presença. Deus atende ao nosso clamor! Como aqueles que estão sofrendo na alma a dor da depressão, o salmista ainda não se considera morto, mas sente-se à beira da morte. Ele vê seu caso como perdido, sem esperança, irreversível. Não passa de mais uma mera estatística, sem nome, sem identidade própria.

Pior ainda, sente-se abandonado por Deus. Enxerga-o irado e rancoroso, de quem tem apanhado muito ao ponto de, às vezes, perder os sentidos. Entende que ele é o culpado pelo afastamento e abandono de seus amigos. Acha-se num labirinto sem saída, vida distorcida, sem rumo. Deus, contudo, segundo as Escrituras, não muda. De fato, nem existe sombra de mudança nele. Circunstâncias não mudam Deus, apenas mudam a nossa perspectiva sobre a sua pessoa. Mas Deus continua sendo Deus. Peça-lhe que o ajude a vê-lo além de seu olhar.

ORE


Pai, admito que às vezes fico com a visão embaçada pela dor e desesperança. Enxuga as minhas lágrimas para que eu possa ver a sua mão cuidando de mim. Em nome de Jesus, amém.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Agora Eu Vejo!

"Disse Jesus: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: 
quem crê tem a vida eterna.” 
 Jo 6.47

Maria já não aguentava mais o tratamento. Decidira não se submeter a mais nem uma só sessão de quimioterapia. Agora, só lhe restava esperar a morte chegar. Deus não havia respondido o seu clamor. Parecia que ele não tinha poder para fazer nada, ou então que não a amava o suficiente para importar-se com a sua sorte. Talvez ele também estivesse morto, pregado numa cruz, sem poder salvar nem a si mesmo!

Muitas vezes nos sentimos assim em meio à dor. Desistimos de lutar. Parece que nada vai mudar e nossas forças se acabaram. Naquela manhã, Maria compreendeu o amor de Deus através do Evangelho e percebeu que ele ainda tinha um plano para a sua vida. Tudo mudou. Com lágrimas nos olhos, agora brilhantes de esperança, ela disse: “Agora eu vejo! Cristo não está pregado numa cruz! Deus o ressuscitou no terceiro dia! Ele está vivo e pode me ajudar a viver também!” A certeza da fé fez com que ela tomasse novo ânimo. Levantou-se da cama, colocou-se junto à porta do quarto do hospital e chamou a enfermeira: “Eu quero tomar um banho de chuveiro!”

ORE


Senhor, muito obrigado porque eu sei que o seu Filho Jesus está vivo, e tem poder para me ajudar a viver enquanto ele quiser. Em nome de Jesus, amém.

De Onde Virá o Socorro?

“De onde virá o meu socorro?”
Sl 121.1

Ernane andava pelo corredor do hospital de um lado para o outro. Estar em movimento lhe dava uma sensação de estar fazendo alguma coisa. Sentia-se impotente diante da situação de saúde de sua querida esposa. Deixara sua terra, trabalho e sonhos para estar com ela e ajudá-la a sarar. Mas agora tudo lhe parecia inútil. Maria teria que fazer uma nova série de quimioterapia. Longe de casa, teria que depender de um lugar para ficar. O transporte difícil, as longas horas em ônibus e trem a faziam desanimar. Ernane olhava para o alto pedindo a Deus uma resposta.

Muitas vezes nos encontramos em situação semelhante. Mas o mesmo Deus que ouviu Ernane lhe dando um lugar para morar de graça por alguns meses, a poucas quadras do hospital, também ouve a nossa oração. Nada que nos aflige lhe parece sem importância. Ele é o Deus sempre presente, que nos dá ouvidos e nos mostra seu amor e cuidado. Por isso, podemos descansar nele, como o salmista o fez: “O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.” (Sl 121.2).

ORE


Senhor, sou muito grato porque sempre me ouves e respondes. Em nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Vida se Esvaindo


MARCOS 5.24-34
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre desse teu mal.(Mc 5.34.)
Senhor, a vida passa tão rápido,
Sinto que perco tantas coisas no caminho.
As aves cantam,
O céu se muda em todos os momentos,
E eu afl ito me encontro nos lamentos.
Não me deixes perder as maravilhas
Que, com poder renovas para mim,
Que cada dia eu possa desfrutar da companhia,
Do caminhar contigo.
De conversar contigo, doce amigo.
A Bíblia não fala o nome dessa mulher corajosa e resoluta. Havia doze anos que sofria de terrível enfermidade, uma hemorragia crônica que definhava suas forças. Por causa disso, não podia estar com a multidão em festa na casa do Senhor. A doença a tornava “imunda”. Estava impura, não tinha liberdade para se alegrar, para sair, comprar, vender, aprender, nem mesmo para sorrir. Vivia prisioneira da sua enfermidade. Era estressante a agonia da espera de uma cura que não chegava nunca. Ela via sua vida se esvaindo.
Até que ouviu falar de Jesus; o doce Rabi da Galiléia que estava curando e abençoando os leprosos, os paralíticos, os cegos, os marginalizados, os pobres. Ah, era dele que ela precisava. E disse consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E fez isso. E foi curada imediatamente, mas em secreto, no anonimato.
Jesus sentiu quando dele saiu o poder curador. Voltou-se para a multidão e disse: Quem me tocou? Ele não tinha apenas a cura física para ela. O Senhor possuía algo mais precioso para dar. Quando ela se revelou, trêmula e assustada, contando-lhe o que fizera e como crera, Jesus lhe disse as mais lindas palavras que o coração humano já ouviu: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal. Ele a chamou de “filha”. Isso nos aproxima do Senhor. Nada de anonimato, e sim de intimidade familiar.
Você já revelou a Jesus que precisa do seu toque de cura? Então, ouça-o chamar-lhe de “filho (a)”. Deixe o resto por conta dele. Jesus pode todas as coisas; você verá!
PAI, TU NOS CONHECES E SABES DO NOSSO “MAL”. E, NESTA HORA, EU DERRAMO O MEU CORAÇÃO EM TUA PRESENÇA. TOCA-ME, LIMPA-ME DE TODA IMPUREZA, TORNA O MEU CORAÇÃO SAUDÁVEL E ALEGRE PARA DESFRUTAR DE TI E DA VIDA ABUNDANTE QUE ME OFERECES. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

"Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Filipenses 4:11

 Paulo é categórico: "APRENDI" a viver contente, não que ele gostasse das tribulações que enfrentava, mas ele entendia o curso deste mundo que caminha em sentido contrário a Jesus, e mesmo assim prosseguia na sua caminhada sem murmurar, dedicando sua vida totalmente para o Senhor. Se você está passando por um momento difícil não se desespere, o melhor que você tem a fazer é esperar em Deus !!! Porque é em meio a essas tribulações que Deus trata conosco, e é assim que aprendemos a viver contente em qualquer circunstância.

 Senhor Deus, ainda que eu não entenda muito bem a razão destas tribulações, eu sei que posso descansar em Ti, porque isso tudo é passageiro, e logo o Senhor trará a vitória !!! Eu agradeço porque a partir destas circunstâncias o Senhor esta me tratando e ensinando a viver cada dia mais contente em Sua presença !!! Ensina-me a viver em gratidão, louvando e adorando ao Senhor, seja na bonança ou na tempestade, na abundância ou na escassez, na batalha ou na vitória !!! Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma Obra de Arte


“Em qualquer lugar, a qualquer hora, 
haverá em minha boca palavras de louvor.”
Sl 34.1,2

“A cura verdadeira de nossas dores é mais do que a cura de sintomas, é mais do que a cura física. Resiliência é deixar-se transformar pelo fogo do sofrimento para uma vida com mais profundidade e sabedoria: uma vida que, na força e na graça de Deus, nos capacita a aguentar a própria dor e a dor alheia sem sucumbir totalmente.”(Sofrimento, Resiliência e Fé”, Lothar Carlos)

Deus está nos refinando. Ele é um amoroso e cuidadoso escultor. O seu trabalho, diante do bloco de mármore, é trazer à forma a figura ali escondida, a ser revelada pela maestria dos golpes de seu formão e cinzel. Seu intuito é o de revelar em nós a imagem de seu Filho Jesus. “Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Sl 119.71).

O segredo é não fitarmos o formão, mas o escultor. É ele quem segura o formão e o maneja com hábil compaixão e destreza. Ele nos ama! “Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis... eu me alegrarei no Senhor!” (Hc 3.17,18).

ORE


Pai, tira os meus olhos das circunstâncias e ajuda-me a ver o que o Senhor está desenhando em meu ser, para que eu lhe seja grato a cada dia!

Quando Morre a Alegria


MARCOS 5.22-43
Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! (Mc 5.41.)
Obrigado, Senhor, pela alegria de viver, de teu filho ser,
De crescer no entendimento,
Ouvindo o teu ensinamento, de tua companhia ter.
Tua vontade quero sempre fazer,
Para isso, sabendo o que tu queres, vou obedecer.
Em Gadara, Jesus operara grande libertação. Então, ele e os discípulos tomaram o barco e, ao descerem do outro lado do mar da Galiléia, grande multidão já os estava aguardando. Cada um trazia a sua dor, sua enfermidade e seus problemas para Jesus resolver. E ele tinha prazer em atendê-los.
Como é bom saber que Jesus tem prazer em nos ouvir e em resolver os nossos problemas.
Ali também estava Jairo, um dos principais da sinagoga. Este pedia que o Mestre fosse ver sua filhinha que estava à morte. Era a alegria da casa que partia. Ver o seu rostinho feliz, no final do dia de trabalho cansativo, era para Jairo refrigério e compensação. Os sonhos do casal estavam na vida e no futuro da pequena. Mas tudo isso estava se dissipando por causa de uma enfermidade cruel. Ainda a caminho de sua casa, Jairo recebeu a notícia de que ela falecera. Mesmo assim, Jesus o animou, e continuaram a caminhar para a casa da morte.
Jesus chegou ao quarto onde já estava o corpo da menina e ordenou: Talitá cumi!que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Ele a buscou dos braços da morte e ordenou que retornasse para a vida. A alegria de viver não pode partir. Somente Jesus tem o poder de trazer de volta ao coração humano a verdadeira “alegria”. Através da Palavra, Jesus traz de volta nossos sonhos, nossos planos, nossas expectativas de verdadeira paz e vida plena.
A alegria precisa voltar ao seu coração. Chame Jesus para entrar em sua casa. Ela nunca mais será a mesma.
PAI, O MEU CORAÇÃO ESTÁ DIANTE DE TI. PRECISO DA TUA PAZ E ALEGRIA PARA PODER VIVER PLENAMENTE NESTE MUNDO. A TUA ALEGRIA É O COMBUSTÍVEL QUE ME FAZ VELOZ E AJUDA-ME A ENCARAR A VITÓRIA. FAZ MEUS PÉS COMO OS DA CORSA EM MINHA JORNADA. RENOVA-ME E AJUDA-ME A ESPALHAR ALEGREMENTE A TUA SALVAÇÃO. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Descansando no Pai


“Mas eu, Senhor, clamo a ti por socorro... Por que rejeitas, Senhor, a minha alma e ocultas de mim o rosto?”
Sl 88.13,14

Diante de situações crônicas e prolongadas vemo-nos cansados de clamar esperando por sua resposta, mas ele parece distante, surdo e mudo. Muitos homens e mulheres de Deus também passaram por este mesmo caminho e clamaram ao Senhor em meio ao desespero da sua ansiedade. Mas existe uma grande diferença entre as nossas emoções e os fatos. As emoções são muito instáveis e flutuantes, fazendo-nos vibrar em um instante e descer ao mais profundo abismo em outro.

O que nos dá esperança e nos faz continuar em pé é nos agarrarmos aos fatos sobre o nosso Deus, citados em sua Palavra. O pastor de nossas almas nos garante: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo...” (Sl 23.4). “Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida.” (Sl 54.4). Não se deixe enganar: mesmo que você não possa vê-lo ou senti-lo, ele está ao seu lado. Nunca o deixará, e sempre o susterá. Ele é fiel!

ORE


Senhor, ajude-me a olhar além das minhas emoções, e a confiar na sua Palavra, que conforta a minha alma! Em nome de Jesus, amém.

O Menino Descalço


MATEUS 7.1-5
Não julgueis, para que não sejais julgados. (Mt 7.1.)
Um coração puro, eu quero ter.
Um fi lho sábio, eu quero ser.
Ser misericordioso,
E me mostrar bondoso,
No amor ser pressuroso,
No trabalho, cuidadoso,
No lar, muito amoroso,
E saber compreender.
Sempre poder dizer,
Com alegria no olhar,
Que, em Cristo, meu Senhor,
Quero minha vida espelhar.
No Brasil, as corridas de fim de ano já se tornaram tradicionais. No Vale do Aço, promoveu-se uma corrida de três quilômetros na cidade de Guanhães. Era na modalidade infantil. Um menino pobre, da favela, com seus quinze anos, se apresentou descalço para correr. Não tinha nem mesmo o dinheiro para pagar a inscrição. Alguém pagou por ele. Inscrição de última hora. E ele correu, e ganhou a corrida. E recebeu o prêmio: uma linda bicicleta. Ele a levou para a favela onde morava.
Ninguém dava nada por ele. Mesmo assim, aquele menino ganhou a corrida.
Muitas vezes, olhando para a aparência das pessoas, erramos em nossos julgamentos apressados. Geralmente, temos uma “impressão” negativa ou positiva a respeito de alguém e achamos que aquela pessoa é como imaginamos. E como erramos. Por isso, Jesus ordenou que não julgássemos ninguém.
Há muitos meninos descalços; e ninguém acredita na sua capacidade de correr, de estudar, de vencer, de se tornar um grande homem de Deus. Eles estão esperando por nós, para pagarmos a sua “inscrição” na grande corrida, levando-lhes o evangelho. Vamos fazer isso?
PAI, COMO TEMOS SIDO NEGLIGENTES EM ANUNCIAR A TUA PALAVRA AO MUNDO! SABEMOS QUE HÁ MUITO PARA SER FEITO. LEVANTA OBREIROS PARA A TUA SEARA. EIS-ME AQUI PARA SER USADO POR TI. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que estarei deixando?

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, 
antes que venham os maus dias...” 
Ec 12.1

Estamos estressados, com as emoções à flor da pele, e nunca temos tempo para nada. Os relacionamentos ficam de lado, pois há muito trabalho. A vida passa voando, e não notamos. Mas nós fomos criados para algo maior do que o trabalho. Somos muito mais do que aquilo que fazemos! Como viveríamos se soubéssemos que teríamos somente mais um mês de vida? 

Se concentrarmos o olhar sobre nossa saúde espiritual, colocando o nosso relacionamento com Deus em primeiro lugar, ele mesmo reorganizará todas as demais áreas. Nossa vida mudará de rumo e estaremos construindo um legado que permanecerá. Jesus disse: “Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (Jo 15.5). Podemos acumular souvenires, troféus ou legado. Souvenires são os primeiros a ir para o lixo em uma mudança de casa. Troféus ficarão em uma estante, mas perderão a importância. Mas legado é aquilo que deixamos na vida e para o futuro de toda uma geração. O que você deixará?

ORE


Senhor, ajuda-me a deixar um legado de vida que impacte aqueles a quem amo, e glorifique o seu nome. Em nome de Jesus, amém.

Deus Não o Abandonou

“Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês... o seu nome está escrito nas palmas das minhas mãos.”
Is 49.14-16

“Às vezes, as coisas ficam tão difíceis que penso que Deus se esqueceu de mim...” Talvez você já tenha passado, ou mesmo esteja passando por um sentimento de abandono, de dor na alma. Parece que ninguém pode compreender a sua dor, nem mesmo Deus. Expectativas foram frustradas, sonhos se evaporaram, contas se avolumaram e não parece haver um propósito, uma razão para continuar a viver. 

O povo de Israel também estava vivendo um tempo de deserto. Mesmo sendo muito amado por Deus, o povo tinha escolhido andar sozinho, independente dele, e agora as consequências eram muito pesadas. Eles diziam: “O Senhor nos abandonou, Deus nos esqueceu.” Mas Deus não os esquecera e ele também nunca se esquecerá de você. 

Ele fez cada parte de seu corpo e o viu antes mesmo de seu nascimento. Traçou um plano maravilhoso para sua vida. Você pode conhecer este caminho ao buscar a Deus, deixando-o guiar os seus passos. A Bíblia é a carta de amor que ele deixou para você. Ele diz: “Eu nunca te deixarei, nunca, jamais, te abandonarei.” (Hb 13.5b).

ORE


Muito obrigado, Pai, porque mesmo que eu tenha, por vezes, deixado o Senhor de lado, o Senhor permanece sempre fiel. Em Jesus, amém.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Com o Coração Pesado


“O que me consola na minha angústia é isto: 
que a tua palavra me vivifica”
Sl 119:50

Não é fácil sorrir, fazendo de conta que está tudo bem, quando não está. Continuar na rotina, enquanto o coração chora. Esconder as lágrimas e deixá-las rolar enquanto todos dormem. A mãe estava com o coração sangrando ao sair da consulta médica. Seu outro filhinho também estava com câncer. “Isto é uma maldição? Uma penitência? O que eu fiz para que meus filhinhos tivessem que pagar com o sofrimento?”

Quando o coração está esmagado pela dor nos debatemos diante de nossos conceitos sobre um Deus a quem queremos culpar. Mas não há conforto em nada nem em ninguém mais. Os discípulos de Jesus tinham sido confrontados por duras palavras e o Senhor os havia deixado escolher a quem queriam seguir. Um deles exclamou: “Para quem iremos? Só o Senhor tem palavras de vida eterna!”

Se a sua força hoje está pequena, se o cansaço pela luta o faz querer desistir, converse francamente com Deus. Conte-lhe a dor do seu coração e sua frustração diante do sofrimento. Somente nele há descanso e forças novas para lutar.

ORE


Senhor, estou andando em meio à neblina. Minhas lágrimas teimam em rolar. Não tenho para onde ir, além do Senhor. Amém.

Ele Tem Poder

“Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que ele usou quando ressuscitou Cristo...” 
Ef 1.19-21

Encontramo-nos aflitos diante de uma perda que nos desnorteia, uma crise que nos assola, algo que nos parece intransponível e sem solução. Perdemos o foco, as forças para lutar, a vontade de viver, a esperança que devolva a estabilidade à vida. Procuramos socorro nas pessoas, em livros, em sortes, e depois que tudo falha, dizemos: “Agora, só me falta buscar a Deus!”

Se conhecêssemos quem ele é, e o poder que ele tem sobre todas as coisas, o buscaríamos em primeiro lugar. Nem sempre falamos com ele através da oração contando-lhe os nossos problemas, buscando a sua direção, e nem damos ouvidos à sua voz, através da sua Palavra. A ressurreição de Cristo vem nos lembrar o quanto ele é poderoso! 

O mesmo Deus que nos deu o seu filho amado, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar e pagar por todos os nossos pecados, teve poder para ressuscitá-lo dentre os mortos. Cristo está vivo hoje e presente em nossa rotina diária. Lembre-se: ele venceu a própria morte! Ele é o mesmo Deus. Será que ele não é capaz de cuidar de você?

ORE


Senhor, mantém os meus olhos abertos para que eu possa vê-lo em cada circunstância e crer no seu amor e poder. Em nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


“Não podia ele, que abriu os olhos ao cego,
 fazer que este não morresse?” 
Pv 10.17

Sim, o Mestre chegara, mas... tarde demais! Este era o pensamento de todos aqueles que ali estavam... Lázaro havia morrido, e agora já estava enterrado. O que mais lhes restava fazer? Será que o Mestre não poderia ter feito algo enquanto ele ainda tinha um sopro de vida? Por mais fé que tenhamos, anos de vida cristã, quando perdemos alguém a quem amamos, pensamentos como este podem passar pela nossa mente.

Mas as emoções não podem ser nosso guia e sim a verdade imutável de Deus, registrada em sua Palavra. Ele nos ama com amor mais profundo e abrangente do que tudo o que podemos imaginar. Quando estamos feridos e decepcionados, ele está conosco para nos confortar, como nos conta o salmista: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra... O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.” (Sl 34.18,19,22)

ORE


Estou ferido e dolorido. Meu corpo e minha alma doem. Ajuda-me a confiar, em meio à dor. Em nome de Jesus, amém.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Deus é Bom?


“Disse, pois, Marta a Jesus: 
‘Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão’.” 
Jo 11.21

As duas irmãs, cada uma por sua vez, fizeram a mesma reclamação: “Onde o Senhor estava, Jesus, na hora em que mais precisávamos?” Em suas palavras havia um forte tom de acusação: o Senhor realmente não se importa conosco... não nos ama... não podemos confiar no seu cuidado... na verdade, estamos sozinhas!

Em meio à dor, murmuramos e até descremos, culpando a Deus. Jesus não procurou responder às suas acusações, como também faz conosco em nossos momentos de crise. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Com nossa visão míope não podemos enxergar o todo, como ele o faz. O sofrimento nos deixa confusos e perplexos.

Mas o coração de Deus não fica insensível. Ele chora conosco: “Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se... Jesus chorou.” (Jo 11.33, 35).

Ore


Perdoa-me pelo meu desabafo, Senhor! Estou confuso e sem rumo. É difícil perder o controle da situação! Ajuda-me a confiar e a esperar pela sua ação. Em nome de Jesus, amém.

Defeitos Perigosos


2 CORÍNTIOS 5.1-21
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fi zeram novas. (2Co 5.17.)
Passa em revista, Senhor, a minha vida,
Sonda e repara bem meu coração,
Pois quero andar, Senhor, na minha lida,
Com a pureza que vem com o teu perdão.
Sim, tu nos lavas, limpas e consolas
E nos colocas em novo caminhar,
De vida nova, novos companheiros,
Novo vestir, sentir e até falar.
Um turista viajava pelas cidades de seu país e procurava conhecer todas as suas particularidades. Na capital, visitou o museu do arsenal de guerra do exército. Observava atento cada detalhe e fazia perguntas ao cicerone. Com as explicações a respeito de cada armamento, prosseguia curioso, anotando tudo.
Foi então que percebeu, em um canto, um grande canhão, com aparência de novo, mas trazendo uma inscrição em seu pedestal: “Com defeito”.
– Qual é o defeito desse canhão? Ele me parece tão novo e em ordem.
E o guia lhe mostrou algumas pequeninas bolhas em seu cano, que eram quase imperceptíveis para o leigo.
– Mas, somente por isso ele foi considerado impróprio para o uso? Parece-me algo tão insignificante.
– Sim, mas essas microbolhas demonstram que não se pode confiar em sua estrutura. Com apenas um tiro, este cano pode vir a arrebentar e causar sérios acidentes, respondeu o cicerone.
Por vezes, algumas falhas “pequenas” podem nos tornar “impróprios” ou “desqualificados” para o serviço do Senhor. Um estopim curto, uma língua maledicente, uma postura intolerante ou orgulhosa, podem comprometer a obra do Senhor. Afinal, nós levamos sobre nós o seu nome: somos chamados de “cristãos”.
Há alguma “microbolha” ou algum defeito em sua vida que precisa ser removido? Talvez uma alta temperatura para derreter o metal e refazer o instrumento. Você está disposto?
PAI, MINHA VIDA É TUA E MEU CORAÇÃO ESTÁ EM TUAS MÃOS DE PODER. SONDA-ME, Ó DEUS E CONHECE O MEU CORAÇÃO. PROVA-ME, Ó PAI, E VÊ SE HÁ EM MIM ALGUM CAMINHO MAU E GUIA-ME PELO CAMINHO ETERNO. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Liberdade ou a Banana



JOÃO 8.1-59
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8.32.)
“Sereis livres conhecendo a verdade”,
Essa foi a mensagem de Jesus.
Liberdade que não importa a idade,
Qual a cor ou o nível social,
Liberdade que nunca chega tarde
E que destrói o poder de todo o mal.
Liberdade do mundo e do pecado,
Da tristeza, do medo e solidão,
Liberdade da frieza e da vaidade,
Que enrijecem o orgulhoso coração.
Liberdade de todas as prisões,
Há somente em Cristo, que liberta corações.
Na África, apanham-se macaquinhos e micos de maneira sutil. Eles colocam uma banana cheirosa dentro de um recipiente de gargalo estreito, por onde pode passar apenas a pequenina mão do macaquinho. Ele apanha a banana e procura trazê-la para fora, mas não consegue. Fica até horas preso ali, tentando de todo o jeito tirar a sua apetitosa merenda de dentro daquele vaso ou garrafa. Então chega o caçador, e lá se vai a liberdade de mais um macaquinho da África.
Seria muito fácil se livrar daquela situação; era só soltar a banana. Na verdade, ela nunca lhe pertenceria mesmo. Mas a ilusão o leva a ser aprisionado.
Há muitos seres humanos mantidos cativos por ilusões que os fazem sofrer, e perdem completamente a liberdade. Essas ilusões são “verdadeiras iscas” em armadilhas, que fazem com que vivam num verdadeiro inferno. Mas Jesus é o Salvador e libertador dos homens. Quem o conhece e o segue está livre para sempre e pode usufruir totalmente das maravilhas de uma nova vida aqui. E, depois, ainda o aguarda a glória celeste na eternidade.
Você já está livre para a nova vida?
PAI, UM DIA TU SOLTASTES OS GRILHÕES QUE PRENDIAM A MINHA ALMA. HOJE EU POSSO CANTAR A ALEGRIA DA LIBERDADE VERDADEIRA E ENTOAR UM CÂNTICO DE VITÓRIA NA TUA PRESENÇA. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

sábado, 13 de outubro de 2012


"Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque ele que te dá força para adquirires riquezas" Deuteronômio 8:17-18

Quanto sabedoria há nesse versículo, pois ele não somente nos traz uma recomendação muito importante que é dar honras e glórias a Deus, como também nos ensina que o Senhor é quem nos sustenta com vida, pois se Ele assim não quisesse não teríamos nem sequer vindo ao mundo. Só mesmo pessoas arrogantes e soberbas, tomadas pelo orgulho, para não reconhecer que o fruto do seu trabalho é resultado da graça de Deus. Vamos agradecer mais ao Senhor, pois ele nos dá em justa medida e vamos começar a ser mais generosos com aqueles que necessitam.

Pai querido, obrigado mesmo por tudo que o Senhor colocou nas minhas mãos, entendo que sou apenas um administrador pois tudo te pertence, e deve ser usado conforme sua vontade. Livra-me da ganância sem limites, que faz com que eu coloque meu coração nas coisas deste mundo. Não permita que eu coloque o Senhor em segundo plano, pois quero sempre te adorar, louvar, dar glórias ao Senhor e testemunhar como o Senhor é bom.