Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Contando às Gerações Vindouras


SALMO 78.1-72

O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos… (Sl 78.3,4.)
O que temos para contar aos que virão?
Lutas? Batalhas? Vitórias? Erros e acertos?
O que de nós, nossos filhos levarão?
Contaremos nossos fracassos e apertos,
O que, de tudo isso, tirarão?
Se, porém, nossa história está plantada
No jardim de Deus, e regada,
Pela fé na Palavra alicerçada:
Certamente os frutos que brotarem
De uma vida que anda com o Senhor,
De um coração que o serve com amor,
Esses frutos permanecerão, pois há vida dentro deles.
Ficarão eternizados em árvores que surgirão,
Nos filhos e nos filhos dos filhos,
Até mil da mesma geração.
Contar e cantar as maravilhas de Deus operadas
No decorrer dos anos então,
Ver a alegria e a glória do Pai reveladas
Em nós, e nos filhos que ainda virão.
Temos apenas uma vida para viver. E é tão curta.Todos os anos que Deus nos concede aqui na terra são passageiros. É necessário vivê-los com sabedoria, pois os que virão depois de nós, os nossos filhos, estarão seguindo os nossos passos.
Viva para Deus e deixe para a geração seguinte uma linda história para inspirar muitos a seguirem o Mestre e a continuarem contando as maravilhas desse Deus que é tão real e fiel.

PAI, ENSINA-ME A ANDAR EM TEUS CAMINHOS, BEM JUNTO A TI, SEM JAMAIS ME DESVIAR. QUERO DEIXAR NAS MARCAS DE MEU VIVER UM MODELO DE COMUNHÃO CONTIGO TÃO GRANDEQUE MUITOS VENHAM A CONHECER-TE ATRAVÉS DA MINHA VIDA. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cuidado com Empréstimos

“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.” 
Pv 22.7

A dependência financeira gera escravidão. A dívida é uma espécie de coleira que mantém o endividado prisioneiro. É por isso que os ricos mandam nos pobres, pois eles detêm o poder econômico e quem toma emprestado fica refém de quem empresta. A agiotagem é uma prática criminosa. É uma forma injusta e iníqua de se aproveitar da miséria do pobre, emprestando-lhe dinheiro na hora do aperto, com altas taxas de juros, para depois mantê-lo como refém. Muitos ricos inescrupulosos e avarentos, movidos por uma ganância insaciável, aproveitam o sufoco do pobre para emprestar-lhe dinheiro em condições desfavoráveis, apenas para lhe tomar, com violência, seus poucos bens.

No tempo de Neemias, governador de Jerusalém, os ricos que emprestaram dinheiro aos pobres já haviam tomado suas terras, vinhas, casas e até mesmo escravizado seus filhos para amenizar uma dívida impagável. Ainda hoje o sufoco financeiro tem levado muitas pessoas a fazerem empréstimos arriscados. Não se aventure em fazer dívidas, pois quem toma emprestado é servo de quem empresta.

ORE


Senhor, concede-me sabedoria do alto para eu administrar minhas finanças segundo a tua Palavra. Tomo hoje a decisão de me libertar do jugo da idolatria ao dinheiro. Em nome de Jesus.

Como para Ele


COLOSSENSES 3.18-25

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. (Cl 3.23.)
Conta-se o seguinte episódio a respeito da rainha Vitória da Inglaterra. Certa ocasião, estando hospedada no palácio de Windsor, a rainha saiu para um passeio pelo campo, nas cercanias. Saíra incógnita, para apreciar a paisagem e descansar. Entretanto uma chuva repentina fê-la bater em uma casa a fim de pedir um guarda-chuva.
Uma senhora mal-humorada veio atendê-la e trouxe-lhe um guarda-chuva velho, dizendo:
“Olhe, eu tenho outro melhor, mas como eu sei que nunca me devolvem os guarda-chuvas, vou lhe emprestar esse velho mesmo.”
A rainha agradeceu e continuou sua caminhada de volta ao palácio.
No dia seguinte, um nobre e elegante senhor parou em frente à casa daquela senhora, entregou-lhe o guarda-chuva com uma bolsa de dinheiro e os agradecimentos da rainha. A mulher não tinha onde esconder a sua vergonha.
Por isso, o Senhor nos ensina a fazermos tudo como se fosse para ele, pois assim teremos recompensa. Como o mundo seria diferente se todos nós estivéssemos prontos a servir uns aos outros como se fosse ao próprio Senhor. Abra os olhos e veja o irmão ao seu lado, a quem o Senhor ama e a quem deseja que você ajude.
Senhor, eis aqui as minhas mãos
Para servir-te e aos irmãos.
Para saciar a fome dos necessitados.
Para dar conforto aos desanimados.
Para dar carinho àqueles rejeitados.
Eis as minhas mãos: sejam como as tuas mãos.

PAI, AJUDA-NOS A RECONHECER-TE EM TODAS AS SITUAÇÕES DA VIDA. A VER E A SENTIR A TUA VONTADE EM NOSSO CORAÇÃO. A FAZERMOS O QUE TE AGRADA, A AJUDARMOS SEMPRE, A AMARMOS SEMPRE. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

domingo, 29 de julho de 2012

Encontro do Rico com o Pobre

“O rico e o pobre se encontram; 
a um e a outro faz o Senhor.”
Pv 22.2

Deus é o criador do rico e do pobre. Ele ama tanto um como o outro. A grande questão é: por que Deus faz o rico e de igual forma, o pobre? O propósito de Deus é que diante do mistério do pobre, o rico exerça um ministério de misericórdia. O rico é bem-aventurado quando socorre o aflito, pois mais bem-aventurado é dar do que receber. O pobre, ao receber a ajuda do rico, glorifica a Deus por sua vida e pelo socorro recebido. Assim, ambos, tanto o rico como o pobre, exaltam a Deus por sua providência.

Paulo é enfático quando diz: “Completai, agora, a obra começada, para que, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses. Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta” (2Co 8.11-15).

ORE


Senhor Deus, se tu me cercar com bênçãos materiais dá-me junto com a riqueza a visão cristã de que meu dinheiro serve para acudir ao necessitado e glorificar-te. Em nome de Jesus.

sábado, 28 de julho de 2012

Dia de Batalha


EFÉSIOS 6.10-20

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Ef 6.11.)
Levanta-te! Veste a armadura!
Hoje é dia de batalha!
Batalha que será dura,
Mas trará no fim, medalha.
Não se esqueça do capacete,
Que declara a salvação,
Pelo sangue derramado
Te cobrindo com o perdão.
Ponha a couraça de justiça,
Proteja-se atrás com a verdade,
Caminhe com o evangelho
E com o escudo da fé
Esteja sempre de pé!
De dois gumes é a espada.
Deve estar sempre afiada.
É a Palavra de poder
Que te garante vencer!
Em nosso viver, enfrentamos constantemente o inimigo que quer nos derrotar. A função dele é sempre a mesma: roubar, matar e destruir. Suas armas são milenares, e ele as usa em armadilhas escondidas com iscas próprias para cada tipo de pessoa ou temperamento. Ele acusa, mente e tenta. As táticas são sempre as mesmas; e tantos caem. Mas o Senhor já nos deu armas invencíveis: a armadura espiritual (Ef 6.10-20) que nos reveste e nos defende. E temos a “espada do Espírito”, a Palavra de Deus, com a qual podemos atacar o inimigo e vencê-lo.
Não deixe de vestir hoje a sua armadura, pois todos os dias são dias de batalha.

PAI, EIS-NOS EM TUA PRESENÇA PARA FAZERMOS A TUA VONTADE. DÁ-NOS VITÓRIA CONTRA O MAL E SUAS TENTAÇÕES. FORTALECE O NOSSO CORAÇÃO EM TUA PALAVRA E NA FORÇA DO TEU PODER. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

quinta-feira, 26 de julho de 2012


"Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis. Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor." 2 Coríntios 8:7-8

Neste texto Paulo esta dizendo a igreja que mesmo tendo grandes experiências, ainda assim há mais, há uma fonte inesgotável. Se alcançarmos algo, ainda assim há mais. Deus quer que experimentemos suas fontes inesgotáveis e nelas nos saciemos. O desejo de Deus vai além da salvação, Ele quer entremos nesse processo de busca pelo mais que há nEle. Nada do que acontece de grande não teve origem em pequenos atos. Quando fazemos o que podemos fazer, Ele acrescenta em nós o que não podemos fazer sem Ele.

Pai querido, derrama da Sua graça sobre minha vida, fazendo transbordar este vaso, para que eu possa através do meu testemundo de vida, atrair outras pessoas e falar do amor de Jesus. Obrigado Senhor pela sinceridade do Seu amor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Experimente Ser Feliz


FILIPENSES 4.8-20
…porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. (Fp 4.11.)
Você já tem provado
Do amargo gosto, do desconforto,
Do desgosto da murmuração.
“Tudo é ruim. Pobre de mim.”
É isso o que sai do seu coração.
Nada tem valor, e a vida se vai.
Tudo é difícil. É impossível.
E dessa roda triste você não sai.
Experimente ser feliz!
Experimente acreditar de todo o coração
Nas palavras de Jesus,
Que, por ti, foi até a cruz,
Para dar à sua vida gosto e satisfação.
Trazer novos ares, oferecer libertação.
Para dar a certeza, te mostrar a beleza,
Com toda a clareza, que vale a pena
Tornar a vida mais amena, mais bela,
Quando se mira sempre aquela mesma estrela:Jesus!
Jesus, a vida plena, que te diz:
Experimente ser feliz!
O Senhor Jesus já providenciou tudo para sermos plenamente felizes, independentemente das circunstâncias. Somos as pessoas mais felizes do mundo, pois temos Jesus. Ele é a nossa riqueza.
“Quem tem Jesus tem tudo”, diz um velho hino: “Quem não o tem, não tem nada. Mas quem tem Jesus Cristo, no céu, já tem morada”. Mantenha seus olhos fitos no Senhor e seja feliz!
PAI, QUANTA RIQUEZA NOS PROPORCIONASTE EM CRISTO JESUS! TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS PARA TI. NADA HÁ QUE TEMER, QUANDO O SENHOR É A NOSSA SUFICIÊNCIA E O NOSSO GALARDÃO. GLÓRIA A TI. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

domingo, 22 de julho de 2012

Zaqueu e Jesus


LUCAS 19.1-10
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lc 19.10.)
Entrando em Jericó,
O Mestre atravessava a cidade.
Ninguém sabia que seria a última vez
Que poderiam tocá-lo, vê-lo, antes da cruz.
E ali havia um homem baixo,
Muito baixo. Por isso vivia cabisbaixo,
E tentava parecer maior pela riqueza
Que acumulara com tristeza. Baixeza.
Mas ele ouviu falar do Mestre:
O Rabi, Jesus. E correu ao seu encontro.
E Jesus o acolheu de pronto,
Dizendo-lhe que descesse
E que o recebesse
Como hóspede em sua casa.
E Zaqueu recebeu Jesus, e cresceu no conceito de Deus,
Pois se tornou não só filho dele pela cruz,
Mas fez-se também cidadão dos Céus.
Você também não quer descer de onde está?
Preso em orgulho, preconceito,
Não vivendo direito.
E receber Jesus dentro do peito?
Deixando-o falar-te, governar-te, amar-te?
Pode ser sua última oportunidade.
Venha para a celestial cidade!
Jesus trouxe salvação para a alma de Zaqueu. Depois de seu encontro com o Mestre, ele se tornou um novo homem. A avareza, o egoísmo, os complexos e todas as coisas negativas que faziam com que Zaqueu se sentisse ainda mais baixo do que era, toda essa bagagem destrutiva, foram substituídas por amor e paz. Você também não quer experimentar dessas bênçãos?
PAI, COMO É MARAVILHOSO SABER QUE ME AMAS E COMPREENDES, QUE O SENHOR NÃO ME REJEITA EM NENHUM MOMENTO. EU ME ENTREGO COMPLETAMENTE A TI. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

sábado, 21 de julho de 2012

O Sonho do Pastor



MATEUS 28.16-20
…E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mt 28.20b.)
Certo pastor, ao ser consagrado, fez um propósito para sua nova carreira: jamais repetiria um sermão. Afinal, pensava ele, a Bíblia é muito rica de ensinamentos. Ele queria sempre trazer novidades. Agora estava em seu segundo ano de ministério. Era domingo e, depois do gostoso almoço, preparava-se para pregar à noite. Tomou sua Bíblia e folheou-a várias vezes. Não conseguia achar a mensagem. Parecia-lhe já ter pregado sobre quase tudo o que lia. Então colocou o braço sobre a mesa e deu uma cochilada. E teve um sonho.
Sonhou que já era noite, e estava pronto para o culto. Dirigiu-se para o templo, encontrando-o repleto. Subiu ao púlpito e, quando dava início à reunião, percebeu que entrava um jovem que lhe chamou a atenção. Sabia conhecê-lo, mas não conseguia identificá-lo. Ele assentou-se perto de um diácono que o cumprimentou com muita alegria. Durante todo o culto que dirigiu, o pastor olhava para o visitante, tentando lembrar-se do nome dele. Ao terminar, antes que o pastor descesse do púlpito, o jovem foi o primeiro a sair do templo. Então, o pastor correu ao diácono, perguntando-lhe pelo nome do visitante.
– Ora, pastor. É claro que o senhor o conhece. Todos nós o conhecemos. Aquele visitante era Jesus.
Ele então disse:
– Jesus? Jesus estava na minha igreja e eu não dei a palavra para ele? Eu é quem deveria ouvi-lo. E eu não dei a palavra para Jesus?
Depois desse sonho, ele nunca mais foi o mesmo. Pediu perdão ao Senhor por querer impressionar a congregação. Agora tinha plena consciência da presença real do Senhor nos cultos. A partir daí, começou a orar pedindo a direção do Espírito Santo para a igreja. A palavra agora estava com Jesus.
A palavra é tua, Jesus,
Fala-me e te ouvirei.
Meu coração é todo teu
Em teu caminho permanecerei.
PAI, DÁ-NOS UM CORAÇÃO HUMILDE PARA RECONHECER SEMPRE A TUA PRESENÇA EM TODOS OS LUGARES ONDE ESTAMOS, E QUE O SENHOR TENHA SEMPRE A PALAVRA ATRAVÉS DE NOSSOS LÁBIOS. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dando a Vida por Cristo


ATOS 20.17-35

Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. (At 20.24.)
Em uma aldeia no Peru, um grupo de guerrilheiros do Sendero Luminoso invadiu uma pequena igreja evangélica. Os irmãos estavam celebrando um culto ao Senhor, quando aqueles encapuzados, com metralhadoras nas mãos, interromperam a reunião, dizendo:
“Vocês têm uma chance para não morrerem. Os que quiserem negar a sua fé podem sair por aquela porta e os outros que fiquem.”
Além do pastor, mais onze irmãos ficaram; os outros (80% da pequena comunidade) saíram com passos apressados. Os que ficaram se puseram em oração silenciosa ao Senhor, enquanto os homens armados insistiam:
“Vamos, desistam de sua fé. Vejam bem se estão dispostos a dar a vida por Jesus.”
Ninguém mais manifestou o desejo de sair. Lá fora, se ouviram tiros de metralhadora. E então o chefe daquele grupo disse aos doze:
“Aqueles que desistiram não eram dignos de continuar vivendo. Nós, assim como vocês, estamos dispostos a dar a vida por nossa causa. Por isto, vocês vão viver.”
E saíram do local. A igreja do Peru nunca mais foi a mesma. O avivamento começou aí.
As pessoas mais infelizes do mundo são as que desistem de seguir a Jesus; as que voltam os olhos para trás. Estas não são dignas do sacrifício de Jesus. O céu pertence aos corajosos; os covardes ficarão de fora.
O preço que pagaste por mim
Foi alto demais para ti.
Tu me criaste, e eu me perdi;
Me buscaste, me remiste, me compraste,
Me lavaste, e agora eu vim
Para ficar em teus braços
Pois me amaste tanto assim.

PAI CELESTIAL, MINHA VIDA PERTENCE A TI. TU ÉS O MEU ESCUDO E O MEU GALARDÃO. MINHA HERANÇA, MEU ALVO, MINHA RIQUEZA, MINHA COROA. ÉS TUDO PARA MIM. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conhecer Jesus


JOÃO 6.22-59

Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. (Jo 6.47.)

Conhecê-lo é descobrir a vida,
É ouvir a melodia da eterna alegria
Que invade o coração numa festa que jamais acaba.
Conhecer Jesus é provar o paraíso,
É deliciar-se com o mel que escorre da rocha.
É voar com as asas da fé para além das nuvens:
Onde o céu é sempre azul e o sol sempre brilha.
Conhecer Jesus é jamais estar sozinho.
É receber alento e refrigério nos momentos de tribulação.
É dormir na tempestade, sabendo que o Capitão não dorme
E leva a nau em segurança.
Conhecer Jesus é sorrir na vida
Quando as circunstâncias nos são adversas,
A segurança de sua presença nos consola.
Conhecê-lo é sorrir para a vida,
Na certeza de que em todas as batalhas,
Junto com ele, a vitória é certa!

O cristianismo não consiste na obediência a uma coletânea de regras ou preceitos como acontece em algumas religiões. Ser cristão de fato é conhecer pessoalmente a Cristo. É ter um relacionamento com o Senhor. É dar-lhe a vida e recebê-lo no coração, na pessoa do Espírito Santo. Você já conhece Jesus?

PAI, QUERO CONHECER-TE MAIS E MAIS ATRAVÉS DE TEU FILHO AMADO. QUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITO SANTO, QUE ME REVELA EM TUA PALAVRA AS MARAVILHAS DA DOCE COMUNHÃO CONTIGO. DÁ-ME MAIS DE TI. AMÉM.
 Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

quarta-feira, 18 de julho de 2012


"Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." 1 Coríntios 12:13

 Depois de sermos regenerados pelo Espírito, somos batizados com o Espírito Santo da promessa. Este batismo no Espírito não é algo que devemos buscar ou receber depois da nossa regeneração. Não é algo aparte do nascimento do Espírito. Este batismo nada mais é do que o Espírito nos colocando como um membro do Corpo de Cristo.

Obrigado Senhor por ter enviado o Espirito Santo, e por ter me colocado como membro do Corpo de Cristo. Ajuda-me a reconhecer qual o dom que o Senhor tem me dado, para que eu possa cumprir meu papel no Corpo de Cristo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


"Ainda antes que houvesse dia, EU SOU; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13

 Deus é aquele que tem a soberania sobre tudo, porque Ele é o Senhor de tudo; o que era e o que é, e o que há de vir. Soberania é domínio de tudo e de todos, Sua vontade esta acima de todas as coisas. Deus é soberano e reina absoluto desde antes da fundação do mundo. Sem esta soberania, Ele não poderia executar toda a sua vontade, e isto Ele fará sem impedimento algum por toda a eternidade, afinal, agindo Ele, quem o impedirá?

Senhor Deus, que maravilhoso e que magnífico é ter um Deus soberano. Não há ninguém que possa assemelhar-se ao Senhor. O Senhor é o único que pode anunciar o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. O Senhor nos chamou para sermos Seus filhos, e tem cumprido e executado o seu propósito soberano. Obrigado Senhor, pois Tu és o único Deus soberano e verdadeiro. A Ti seja a glória, a honra, o louvor e a adoração pelos séculos dos séculos. Em nome de Jesus, amém.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Quem, Senhor?


SALMO 15.1-5

Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? (Sl 15.1.)
Quem, Senhor, poderá habitar em tua presença?
Quem tem mãos limpas aos teus olhos?
Quem tem coração reto e inteiro diante de ti?
Quem é perfeito e não peca com a língua?
Quem, Senhor, pode sentar-se ao teu lado,
Olhar em teus olhos, sem se envergonhar de alguma coisa?
Quem, Senhor, sofre antes o dano para não prejudicar o próximo?
Aos teus olhos de fogo, a nossa justiça é sujeira,
Nossas intenções: egoístas. Nossos desejos, para o próprio deleite.
O próximo? Que também trabalhe!
Que sinta o mesmo suor do esforço a correr-lhe a testa.
Que seja prudente e não se deixe cair na estrada.
Quem, Senhor, poderá ser livre dessa inclinação maldita para o pecar
E entrar em tua presença com mãos, coração, olhos, pés,
E mesmo todo o ser limpo diante da face de um Deus santo?
Ninguém, Senhor! Nenhum dos filhos de Adão.
Por isso, dos céus enviaste a pureza.
O perfume que te alegra o coração nos mandaste,
A trazer-nos vida e transformação: Jesus, teu amado Filho!
O Cordeiro santo deu sua vida, absorvendo nossa morte e castigo,
Nos deu seu sangue para apagar nossos pecados e trazer pureza,
Nos deu poder de sermos chamados filhos de Deus ao recebê-lo.
Lavou-nos da lama do trabalho que fazíamos para o tirano da alma.
Ele nos trouxe uma nova canção aos lábios: melodia de vitória!
Quem, Senhor, entrará no teu tabernáculo? Quem morará no teu
santo monte?
Aquele que se veste de Cristo: suas roupas (linho fino)
Tem sua pele sobre as mãos, (mudando seu agir)
Sobre o pescoço (colocando-o sob um jugo leve e suave).
Aquele que aceita seu convite para cear:
Cear com ele aqui, em nossa casinha.
Cear com ele lá, na sua mansão!

PAI, MUITO OBRIGADO POR NOS DARES JESUS CRISTO. POR TER ELE TOMADO O NOSSO LUGAR ALI NA CRUZ DO CALVÁRIO. POR NOS PROVERES
LUGAR EM TUA MESA NA GLÓRIA. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Para Quem Você Deixará Herança

“O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.” 
Pv 13.22

A Bíblia diz que os pais entesouram para os filhos. Esse é um princípio que rege as culturas. O texto, porém, vai além e diz que o homem de bem deixa herança não apenas para os filhos, mas também para os netos. O destino da riqueza do pecador é diferente. Ele ajunta bens com grande sofreguidão, e não poucas vezes de forma desonesta, mas esses dividendos serão depositados para o justo. O pecador não apenas deixará de usufruir plenamente esses valores, mas não os deixará como herança para seus filhos e netos.

Os que ajuntam campo a campo e casa a casa e acumulam bens mal adquiridos jamais se fartam. Têm tudo, mas não sentem satisfação em nada. Acumulam bens, mas essas riquezas não lhes proporcionam felicidade. Vivem em luxuosos condomínios fechados, mas não se sentem seguros. Aquilo que entesouram, com tanta gana, vasa pelos dedos e escapa de suas mãos. Por buscarem em primeiro lugar a riqueza e por amarem o dinheiro mais do que a Deus, atormentarão sua alma com muitos flagelos, e ainda não deixarão sua herança para sua futura geração.

ORE


Senhor Deus, tu és santo e não te conformas com a injustiça. Eu me comprometo a jamais encher os meus bolsos em detrimento da justiça e da verdade. Em nome de Jesus. Amém.

domingo, 15 de julho de 2012

Coitado do Ignorante

“Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado”
Pv 13.18

Rejeitar a instrução é consumada loucura. Desprezar a disciplina é insensatez. Fazer pouco caso da correção é cair nas malhas da afronta. A ignorância é a mãe da pobreza. Os tolos desprezam o conhecimento, abandonam a instrução e fogem da árdua lida dos estudos. Só não podem fugir da pobreza. Esta é filha da ignorância. O que guarda, porém, a repreensão recebe tratamento honroso. Aquele que tem humildade para aprender e coração quebrantado para ser repreendido é colocado em lugar de honra. Deus dá graça aos humildes, mas rejeita os soberbos. Deus exalta os humildes e humilha os arrogantes.

Só os ignorantes rejeitam a repreensão. Só os tolos abandonam a instrução. Só os insensatos fazem troça da disciplina. Esses caminharão pela estrada sinuosa da pobreza e da desonra. Porém, aqueles cuja cerviz se dobra diante da correção e cujo coração é humilde para receber instrução recebem honra e riqueza. Caminham pela estrada reta da bem-aventurança, alcançam os horizontes ensolarados da prosperidade e chegam ao destino certo da felicidade.

ORE


Deus amado, muitas vezes meu orgulho me impede de ser repreendido e disciplinado quando erro. Ajuda-me. Humilha-me diante de ti. Perdoa-me e concede-me a tua graça. Em nome de Jesus.