Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Graça da Regeneração


“Ele nos salvou mediante o lavar regenerador 
e renovador do Espírito Santo.”
Tt 3.5



O pecado trouxe consigo a morte. O vírus letal do pecado infectou toda humanidade. Afetou o ser humano na sua totalidade, matou o homem. O intelecto do homem ficou danificado, sua vontade escravizada e sua emoção poluída. Sua inclinação natural é avessa à vontade de Deus. O homem nem busca, nem entende Deus.

Seu espírito nasce morto, o coração empedernido e o entendimento obscurecido pelo engano do pecado. De sorte que, o homem, não pode salvar a si mesmo. Porém, aquilo que era, é e sempre será impossível aos homens, Deus realiza por intermédio de seu Espírito. É Deus quem efetua o novo nascimento, quem concede vida àqueles que estão mortos nos delitos e pecados.

É Deus quem implanta o princípio ou a semente da nova vida, quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar. Sua ação graciosa suplanta a inclinação carnal por uma disposição espiritual. A graça da regeneração é que habilita o homem a crer no Senhor Jesus, a arrepender-se de seus pecados e a converter-se de seus maus caminhos. Sem a graça da regeneração ninguém teria condição de entrar no reino de Deus.

Senhor Deus, a tua graça é indispensável. Não há quem, naturalmente, busque a ti. Tu és o Deus que busca, salva e transforma. Louvado sejas por este presente! Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


... e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Efésios 4:24

 Uma das maiores decisões que fazemos no começo do dia é o que vamos vestir. Bem, independente da roupa que escolhamos, certifiquemo-nos de que nos vestiremos com a nova pessoa que Deus nos refez para ser quando nos convertemos. Esta será a única roupa que sempre ficará bem em nós, eternamente!

 Querido Pai, que as pessoas possam ver o caráter e a semelhança com Cristo em mim hoje. Senhor Jesus, no seu nome eu peço que o Senhor guie minhas decisões e me ajude a saber como o Senhor quer que eu me conduza nas situações com as quais lidarei hoje. Amém.

Domingo às 19:00 horas - Culto de Celebração
 

O Canal da Graça


“Porque a lei foi dada por Moisés; 
a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” 
Jo 1.17



Moisés e Cristo são canais da revelação. O primeiro é o canal por meio de quem veio a lei, o segundo é o canal da graça. De acordo com a Bíblia, a lei é santa, justa e boa. Embora tenha esses adjetivos, não tem poder para transformar o pecador. A lei faz o diagnóstico preciso sobre a situação do homem, mas não pode curá-lo. Só a graça pode curá-lo da enfermidade.

A lei revela que temos um tumor alojado na alma e somente a graça tem o bisturi para removê-lo. A lei é o padrão de conduta para o homem, porém, só a graça endireita o comportamento. A lei exige tudo do homem, a graça demonstra que tudo vem de Deus. A voz da lei afirma que quem pecar morrerá, a voz da graça ecoa: quem crê naquele por meio de quem veio a graça, passa da morte para a vida.

A tônica da lei diz que todos estão debaixo da maldição, a graça diz que todo aquele que crê em Jesus Cristo não entra em juízo. A lei afirma que o salário do pecado é a morte, a graça grita mais alto dizendo que o presente de Deus em seu Filho Amado é a vida eterna. A lei provoca desespero, a graça traz esperança.

Deus bendito, tenho tentado viver uma vida eticamente correta por meus próprios esforços. Neste momento, porém, declaro minha total dependência da tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

...renoveis no espírito do vosso entendimento...


Efésios 4:23


 Não temos poder de renovar a nós mesmos. Podemos nos guardar de influências que corrompem. Podemos nos oferecer a Deus e vir a discernir melhor sua vontade. Mas no final, só Deus pode fazer a renovação; não apenas quando somos salvos, mas diariamente. Só a graça de Deus pode nos sustentar, nos dar poder e nos renovar. Vamos nos oferecer a Ele. Daí, vamos confiantemente pedir que sua graça nos fortaleça, nos aperfeiçoe e nos renove!


 Pai, venho ao Senhor para pedir que sua graça me renove na maneira como vejo as coisas, especialmente as pessoas. Por favor, limpe meu coração e renove minha mente e meu espírito. No nome de Jesus eu oro. Amém. 

Domingo às 19:00 horas - Culto de Celebração

A Inundação da Graça


“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, 
cheio de graça e de verdade.”
Jo 1. 14




As palavras antes e depois são usadas para demarcar o tempo. Sinalizam o fim de uma era e o início de outra. Na história da humanidade, encontramos a.C. e d.C. A encarnação de Cristo é o divisor de águas. A história está dividida entre o antes e o depois de Cristo. Aquele que é antes da criação estava com Deus, e é Deus, veio habitar com os homens.

Aquele que, por seu intermédio foram criadas todas as coisas, se fez carne. Aquele que sustenta todas as coisas pelo poder de sua palavra tornou-se homem. O Filho de Deus se encarnou. Com isso, o mundo foi inundado pela graça. O mundo dos homens recebeu o transbordamento da graça de Deus. Sua encarnação é semelhante a um rio cujas águas transbordam trazendo vida e gerando esperança onde só havia desesperança.

A inundação da graça não apenas divide as eras, mas também a nossa própria existência. Quem recebe Jesus como Salvador pode falar que a sua vida teve dois momentos, antes sem Cristo e agora com Cristo.

Senhor, num mundo cercado por desgraças só há esperança quando olho para Cristo. É com ele que o vazio de meu coração se preenche com a graça restauradora. Em nome de Jesus. Amém.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Procura da Graça


“Disse-lhe o rei: não há ainda alguém da casa de Saul, para que use eu da bondade de Deus para ele?”
2Sm 9. 3



A Bíblia fala de um personagem chamado Mefibosete que foi forçado a viver escondido. Aos cinco anos, sua vida foi marcada por uma tragédia. A partir disso, sua vida se tornou uma desventura. Sua vida é uma caricatura de muitas pessoas que também vivem no anonimato e estão escondidas por vários motivos.

As razões para viverem camufladas vão desde a opção pessoal até a obrigação circunstancial. Quem sabe as circunstâncias o tenham obrigado a viver longe de Deus e de determinadas pessoas. Talvez seja a culpa, o medo, ou quem sabe, ambos.Entretanto, certo dia, a graça fez uma acurada inquirição sobre Mefibosete. A graça procura pecadores.

A graça quer trazer os amedrontados e os culpados para o convívio do Rei, dos seus filhos e filhas. A graça procura porque quer trazer você para a mesa da comunhão e da filiação. Mesmo quando a percepção de si mesmo está distorcida, a graça afirma que, de agora em diante, você comerá na mesa do rei. A graça devolve a sua dignidade perdida.

Pai amado, enche-me com a tua graça para que eu possa transmiti-la a todos os que dela necessitam. Assim como eu recebi graça quero me comprometer a doá-la. Em nome de Jesus. Amém.

Hoje às 20:00 horas - Culto com Palavra

Para Mostrar o Coração


SALMO 139
Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. (Dt 8.2.)
Senhor, tu conheces o meu coração.
Sabes quando estou triste ou alegre,
Quando venço, apesar de pensarem que perdi.
Quando perco, apesar de pensarem que ganhei.
Quando tudo parece estar no fim.
Eu sei que estás bem junto de mim.
Somente Deus pode saber o que há no profundo do coração humano. Muitas vezes somos enganados por nosso próprio coração. Pensamos que somos bons, quando a bondade está longe de nós; isso quando nossa motivação para operar alguma boa obra é interesseira ou egoísta.
Davi canta ao Senhor, no Salmo 139, uma das mais lindas orações do coração. É uma meditação a respeito da vida e do relacionamento do homem com o seu Criador supremo. Senhor, tu me sondas e me conheces – Davi declara logo de início. Ele reconhece que somente Deus pode realmente conhecê-lo, então se entrega em suas mãos divinas para ser conduzido pelo caminho eterno.
O pedido para ter o coração sondado por Deus é tremendo em todo o seu significado. As sondas penetram onde os olhos humanos não podem acompanhar. Por exemplo, no exercício da odontologia, às vezes o dentista examina um dente aparentemente perfeito e toma nas mãos um instrumento para o exame clínico – a sonda exploradora. Esta, quando toca no sulco do dente, fica “agarrada”, diagnosticando desmineralização do esmalte dentário, ou seja, indício de cárie. Ninguém poderia supor, apenas pelo olhar, que ali haveria uma cárie dental. Mas o uso da sonda a revelou para ser tratada.
Sondas espaciais são enviadas para explorarem os mundos desconhecidos pelo homem. E elas fotografam e enviam informações que, ao serem analisadas, permitem que seja traçado o perfil do planeta ou corpo celeste examinado. São detalhes de real importância para o conhecimento e descrição fiel do objeto em foco; se há possibilidade de vida ou não em seu solo. Todas as informações são enviadas por estas sondas. Sem elas não se cogitaria conhecimento real.
E quando o crente ora ao Senhor, a exemplo de Davi, pedindo-lhe que o sonde, está expondo o próprio coração para ser provado. O que há dentro dele será exposto, geralmente através de desertos e provas. Mas o que Deus revela não é para nos magoar ou humilhar diante dos outros, mas sim para sermos tratados, curados e restaurados. Como Deus é bom!
Deixemos, pois, que nos desertos da vida, tenhamos o coração sondado pelo Senhor, para que a vitória se estabeleça e as falhas sejam tratadas completamente.
PAI AMADO, COMO É BOM SABER QUE ME AMAS E QUERES ME VER LIVRE DOS DEFEITOS DO MEU CARÁTER. SONDA-ME, SENHOR, E LAVA-ME DE TUDO O QUE NÃO TE AGRADA. ENSINA-ME O CAMINHO DA PERFEIÇÃO E DA PUREZA DE CORAÇÃO. AMÉM
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)