Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estudo Bíblico - Saindo das Prisões Emocionais

Deus deu ao homem algo muito valioso, algo chamado emoções. Somos seres dotados de sentimentos, de sensações: choramos, sorrimos, nos alegramos, nos entristecemos, amamos, odiamos. Quem nunca estampou um sorriso ao ser elogiado? Quem nunca chorou quando se decepcionou com alguém que muito ama? Temos emoções, e por isso vivemos ? O termo emoção, vem do termo emove aquilo que movimenta.
"Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome;" (Salmo 142.7).
   E o primeiro entendimento que devemos ter em relação a nossa emoção, é que nenhuma emoção é fixa, ou seja, ninguém está todo dia feliz, ou triste. Nós precisamos nos permitir viver nossas emoções, e não sufocá-las. Todos nós teremos um dia em que estaremos de mau-humor, ou desanimado, entristecidos. Outros dias acordaremos com vontade de sorrir e nos achando os mais belos seres do universo.
     Não somos obrigados a viver sorrindo, ou viver sempre de bom humor, ou dizer sim para tudo. Podemos também ter um momento de ficar quietos, sozinhos, e refletir sobre nossa vida.

       OS CÁRCERES EMOCIONAIS ( Prisões Emocionais)


      As prisões nos retiram o que temos de maior valor, nossa liberdade. Uma das prisões que pode atingir o ser humano é aquela que o aprisiona pelo lado de dentro, acorrentando a alma. Essa prisão não restringe os movimentos do corpo, mas  confina pensamentos e controla a emoção. Quem nos fez livres destas prisões e nos libertou foi Jesus Cristo. Nos libertou das cadeias espirituais, das amarras do pecado e nos fez livres.  Dessa forma muitas pessoas são livres do pecado, são livres em sua profissão, em seu ministério, em sua família, mas são presas emocionalmente, presas dentro de si mesmas. São as prisões emocionais. São verdadeiros sentimentos e emoções que aprisionam as pessoas ao passado, a situações, a pessoas, a memórias etc .... 
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:32
 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."João 14:6
     O Senhor quando criou Adão, disse à ele: "Domine sobre...", no entanto, os papéis se inverteram e o homem deixou ser dominado, não apenas pelo pecado, mas principalmente por suas emoções. E hoje muitos estão encarcerados por suas próprias emoções.
Davi pede ao Senhor: "Tira a minha alma da prisão" ( Salmo 142:7). O que prendia a alma de Davi?

1º Cárcere Emocional: Repressão

    Quantas coisas nós reprimimos? Quantos sonhos reprimidos? Na verdade, somos entulhadores de nossas emoções.
   Quantos desejaram estudar música, mas fizeram engenharia para "ganharem mais dinheiro".
   Quantos sonharam em casar com a pessoa amada, mas por causa de alguma coisa, ou de alguém abriram mão.
   Quantos de nós gostaríamos de falar algo para alguém, mas nos reprimimos. "engolimos sapos".
   Existem pessoas que sempre reprimirão tanto suas emoções que estão a ponto de estourar. Sempre que uma emoção é reprimida, em algum momento da vida ela será liberada.

2º Cárcere Emocional: Auto-condenação


   Na situação bíblica, onde aquela mulher foi pega em adultério, e desejavam apedrejá-la, vemos que nenhuma pedrada a machucaria tanto quanto as que ela mesma estava se dando.
   Temos essa tendência punitiva de auto-condenação (I João 3.20). Ficamos nos martirizando por nossos erros, e falhas do passado.
   Quando erramos, e reconhecemos que erramos, temos a chance de aprender com nossos erros, e não nos auto-apedrejar.

3º Cárcere Emocional: Segredos

   Segredos sufocam a alma. Existem pessoas que estão encarceradas em segredos, e nunca tiveram coragem de se abrir, e revelar. Porque? Porque têm medo se mostrar.
  Quantas vezes ficamos entalados com segredos, que nos aprisionam, nos sufocam, e fazem-nos sentir impuros, mentirosos, e nos trancam em nossas almas. Talvez você tenha algo guardado há tanto tempo, e chegou a hora de você se esvaziar dessa culpa, dessa cobrança. Com este segredo talvez você viva uma mentira para si e para os outros, menos para Deus.

4º Cárcere Emocional: pena


   A pena é um sentimento de fuga. É apenas uma desculpa para nos fazer parecer ser bonzinhos. Ela paralisa, ao invés da pena, tenha compaixão e faça algo para mudar a situação.
   Têm gente que tem pena de si mesma. "Ai eu sou um coitadinho", "um pobre coitado", só falta virar santo.
 Somos autores de nossa história, lembre-se de Jabez (I Crônicas 4:9-10). Nasceu amaldiçoado, mas reescreveu sua história.

5º Cárcere Emocional: Imagem.


   Sempre queremos passar uma imagem, alguns de bonzinhos, outros de fortes, muitos de perfeitos, bem sucedidos. Muitas vezes não somos capazes de assumir quem verdadeiramente somos, vendemos uma imagem. E somos escravos dessa imagem.
   Não apenas uma imagem física, mas uma imagem emocional. Você precisa também chorar, expor suas emoções. Mostrar que você não é perfeito, tem falhas, e o que tem de errado nisso?
Davi disse: sou fraco.
Paulo disse: Tudo que detesto faço.
Deixe o Senhor tirar sua alma do cativeiro interior, confesse ao Senhor suas feridas e limitações, e deixe-O tratar.

 Livre-se das Prisões Emocionais da sua vida 

     É bom lembrar que quem está aprisionado exteriormente por barras de ferro, ainda pode ser livre para pensar e sentir, mas quem é prisioneiro interiormente na sua emoção, no âmago da sua alma, além de perder a liberdade de pensar e sentir perde também o encanto pela vida. Nunca antes vimos no mundo tantas vítimas de misérias emocionais.
O Senhor Jesus Cristo nos traz, por meio da Palavra, uma sugestão maravilhosa para sair das prisões emocionais: “e conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8:32). “Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo” (Efésios 5:18). “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Coríntios 6:12). “E sede praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). Há solução para a prisão emocional! Entregue-se a Deus!
     Uma das estratégias de satanás é atacar o homem no seu emocional, descaracterizando e impedindo assim que ele viva a plenitude da benção de Deus.
     A alma é o nosso centro das emoções, onde se processa os sentimentos que irão gerar as ações do nosso dia-a-dia. E por isso o diabo tenta colocar prisões nesta área porque ele sabe que nada pode parar um servo de Deus livre no corpo, ALMA e espírito.
    Por causa destas prisões emocionais hoje em dia cresce cada vez mais o número de pessoas com:
- Depressão;
- Síndrome do pânico;
- Transtorno bipolar;
- Insônia;
- Timidez.
  E tudo isso faz com as pessoas fiquem aprisionadas e não tenham sucesso profissional, financeiro, na família, na vida sentimental, nos relacionamentos, no ministério...
Creia que você pode ser completamente liberto de TODAS as prisões emocionais. Deus quer LIBERAR sua vida para um tempo novo de liberdade total (corpo, alma e espírito) e conseqüentemente de grandes vitórias em nome de Jesus.

  AS PRISÕES EMOCIONAIS SÃO QUEBRADAS:

1) QUANDO DESEJO UMA LIBERTAÇÃO COMPLETA 
“Para liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei pois firmes e não vois submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gl 5:1 
  O primeiro passo para você receber a sua liberação das prisões emocionais é desejar ser liberto. Jesus Cristo já venceu este mal por mim e por você, porém infelizmente muitas pessoas não buscam a sua liberdade, não tem um posicionamento de Fé, não lutam para vencer este mal.
  Hoje o Senhor está te chamando para você viver a liberdade do Espírito Santo, deseje ser livre, pare de alimentar as suas deformações, pare de achar que você é um coitado/incapaz e se for o caso, peça ajuda a seus líderes e pastores na Igreja. Busque um aconselhamento, faça cura interior e você vai comprovar esta palavra que acabamos de ler, quem está cheio do Espírito Santo não fica aprisionado ele vive a liberdade de Deus.

2) QUANDO A VERDADE ASSUME O CONTROLE DA MINHA VIDA


3) QUANDO FAÇO USO DA MENTE DE CRISTO 

 “Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Co 2:16
    A nossa mente é chamada de CAMPO DE BATALHA, onde precisamos vencer e ter esta liberação emocional. Às vezes permitimos que pensamentos malignos entrem em nossa mente com muita facilidade e gerando uma paralisação, porém, depois estes mesmos pensamentos, que fazem tão mal para a sua vida não querem mais sair.
    É neste momento que precisamos ter a mente de Cristo, porque a mente de Cristo não é pessimista, não murmura, não desiste diante dos desafios, não fica ansiosa, não fica desesperada e sabe que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Diga: EU TENHO A MENTE DE CRISTO...
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” Filopenses 4:8 
       O Senhor Deus vai mudar a tua mentalidade e nunca mais satanás vai te enganar, pelo contrário você será livre para avançar em nome de Jesus.
      Meu amigo(a) não viva aprisionado(a), seja livre, foi para esta liberdade também que Jesus veio ao mundo morrer por mim e por você e nos dar VIDA e VIDA EM ABUNDÂNCIA.


  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32
   O inimigo das nossas almas, também é conhecido como pai da mentira, então esta é uma das suas especialidades, tentar introduzir na sua vida , mentiras que levam ao roubo espiritual.
  Quantas pessoas se acham incapazes de ter um casamento, ministério, uma empresa, uma boa casa, carros e outras coisas porque o diabo colocou no seu sentimento que ela não pode ter estas bênçãos.
   Se existe alguém que pode ter toda a sorte de bênçãos espirituais, este alguém é VOCÊ! Permita que esta palavra da verdade te liberte de todas as mentiras que satanás e seus enviados tentaram colocar na tua alma para te  fazer parar, você vai ser livre através desta verdade espiritual que é a palavra de Deus em nome de Jesus.

Um comentário:

  1. Amei essa palavra, veio do coração de Deus para mim no momento que estava mais precisando. Obrigado Jesus

    ResponderExcluir