Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Covardia


I Reis 22:1-40
Disse o rei de Israel a Josafá: Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel e entrou na peleja. (1Rs 22.30.)
Um coração honesto, cheio de temor,
Mãos que se estendem para o pobre, cheias de amor,
Pés que se apressam a fazer o bem,
Vida que se consagra, nada para si retém,
Assim quero viver para todo o sempre. Amém.
Josafá, rei de Judá, fora visitar Acabe, rei de Israel. Josafá temia ao Senhor e andava em seus caminhos. O contrário acontecia com Acabe. Nesse encontro, conversaram sobre a cidade de Ramote-Gileade. Acabe disse aos seus servos:Não sabeis que Ramote-Gileade é nossa e hesitamos em tomá-la das mãos do rei da Síria? E perguntou a Josafá: Irás tu comigo à peleja, a Ramote-Gileade? Josafá não consultou ao Senhor seu Deus se deveria ou não fazê-lo, e, movido pelo entusiasmo do momento, falou a Acabe: Serei como tu és, o meu povo como o teu povo, os meus cavalos como os teus cavalos.
Só depois de ter dado a palavra ao rei de Israel é que Josafá se lembrou que deveria consultar ao Senhor. Mas os profetas de Acabe eram pagãos, e falaram de vitória aos exércitos israelitas. E Josafá insistiu que ouvissem um profeta do Senhor. Veio Micaías. Ele falou que Acabe perderia a vida naquela batalha e que um espírito de mentiras iria convencê-lo a guerrear. Micaías foi preso, e os dois reis foram para a guerra.
Então Acabe usou de covardia para com Josafá. Disse-lhe que se vestisse com os trajes reais para a guerra e que ele se disfarçaria como um soldado qualquer. É claro que a intenção de Acabe era levar o inimigo a pensar que o rei de Israel era Josafá, e ele, no anonimato, estaria a salvo da perseguição.
Mas Deus é justo e misericordioso. O rei da Síria dera ordem aos 32 capitães para que buscassem o rei de Israel no meio da peleja. Então, quando viram Josafá, foram para cima dele. E Josafá gritou ao Senhor, e foi salvo. Deixaram de perseguir Josafá. Um homem entesou seu arco, atirou ao acaso e feriu o rei Acabe por entre as juntas da armadura. Ele veio a morrer conforme a palavra profética. Josafá aprendeu a lição: os ímpios querem fazer os justos de “bobos”. Acabe teve um gesto de covardia para com Josafá, mas o Senhor o ajudou e livrou.
Cuidado com as más companhias. Elas não querem o seu bem.
PAI, QUERO ANDAR EM TUA PRESENÇA E EM COMUNHÃO COM OS MEUS IRMÃOS. AJUDA-ME A AMAR AS PESSOAS, E A TER SABEDORIA PARA NÃO ESTAR FAZENDO O QUE NÃO ESTÁ NOS TEUS PLANOS. AMÉM.
Por Ângela Valadão Cintra (Ministério Diante do Trono)

Nenhum comentário:

Postar um comentário